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Artigo

Arquétipos de players dentro do Setor Imobiliário

O empreendedores reproduzem um padrão ao fazer negócios no Mercado Imobiliário e, ao longo desses 17 anos dentro do setor, identifiquei alguns arquétipos.

Analisei 13 personalidades e descrevi suas características abaixo. Veja até o final que, sem dúvidas, você vai se identificar com 1 ou mais

    1. O Midas: Ele é o mestre dos negócios, sempre encontrando oportunidades lucrativas e transformando propriedades em grandes oportunidades. O próprio rei de midas, pois tudo que toca vira ouro. Entende muito do mercado e sabe encontrar oportunidades através dos gaps de todas as fases do ciclo de econômico. Esse empreendedor utiliza com maestria as informações estratégicas do mercado junto ao seu feeling apurado. Sabe que utilizar apenas o feeling pode colocá-lo em grandes apuros.
    2. O Guardião do Cofre: É cauteloso e avesso ao risco, sempre protegendo seus investimentos e evitando decisões precipitadas. Normalmente espera ao máximo o movimento do mercado. Se ele perceber que as vendas estão acontecendo, se move. Normalmente entra em negócios sólidos, com ciclos pequenos para devolução do capital investido, porém com retornos não tão volumosos. O risco deste perfil é esperar demais e perder o timming do mercado.
    3. O Lobo de Wall Street: É ganancioso e agressivo, disposto a assumir riscos extremos para obter grandes retornos financeiros. Normalmente já começa as vendas sem o Registro da Incorporação e acredita que nada vai dar errado, pois acha que faz parte do jogo. Estudo de mercado para ele é conto de fadas. Muitas vezes promete o que não consegue cumprir, se arriscando de forma desnecessária e colocando seu nome em jogo. Por vezes dá certo, mas outras vezes…
    4. O Novato Sonhador: Inocente e otimista, carrega consigo sonhos, mas sem saber ao certo como alcançá-los. Se imagina construindo Mega projetos, mesmo sem ter iniciado seu primeiro negócio. Está sempre no futuro e se depender dele, certamente será o próximo na capa da Forbes. Faz todos os cursos que pode e está aguardando a grande oportunidade de sua vida chegar em seu caminho. Seu principal desafio está em focar na execução, e continuar firme no propósito, colocando em prática todo conhecimento teórico aprendido.
    5. O Caranguejo: Este empreendedor imobiliário é cauteloso e pessimista, sempre andando para trás e para os lados, evitando assumir riscos. Normalmente tem retornos pequenos e nunca entra sozinho em um novo negócio. Sinaliza interesse de investir em vários negócios, mas na hora de consolidar sua participação, desaparece, dando o famoso perdido. Só vai para a frente se dividir o risco com vários players.
    6. O Robin Hood: Tem uma mentalidade de impacto social, buscando sempre promover a comunidade local ao mesmo tempo que obtém lucros (ainda que não sejam “tão” volumosos). É um visionário e, para ele, um empreendimento sem proposito não faz sentido. Ama o que faz e está sempre buscando uma maneira de enfrentar o desafio de fechar a conta financeira deste desafiador mercado popular. Sua verdadeira busca é deixar um legado social.
    7. O Perfumista: É um especialista em determinado nicho de mercado (ou vários) no setor imobiliário e usa esse conhecimento para obter vantagens competitivas. Facilmente dá aulas sobre seu business e usa sua autoridade para conquistar novos negócios ou para adentrar em outros nichos. Costuma ser meticuloso, sempre entendendo no detalhe, as peculiaridades por trás do mecanismo de funcionamento de cada negócio. Não costuma ser rápido em suas estruturações, pois seu objetivo é minimizar ao máximo os riscos em prol de projetos, que de fato, apresentem grandes chances de geração de riqueza.  Um verdadeiro alquimista. Seu maior desafio está em se adaptar ao perfil imediatista do mercado. Costuma perder muitos negócios por isso.
    8. O Parça: Este tipo de empreendedor imobiliário valoriza a colaboração e a cooperação com outros empreendedores no setor imobiliário, formando parcerias estratégicas para aproveitar oportunidades e potencializar negócios. Pensa sempre no ganha-ganha e valoriza empreendedores com propósitos semelhantes. Para ele um dos principais fatores de sucesso, está em gerar uma boa sinergia empresarial. Adora dividir riscos, mas seu foco está em compartilhar o sucesso ao lado dos grandes nomes do mercado.
    9. O Professor Pardal: Ele é um gênio da inovação e está sempre procurando maneiras de usar tecnologia e novos modelos de negócios para melhorar a eficiência construtiva, vendas ou gestão dos negócios imobiliários. Nem sempre consegue tracionar suas ideias ou gerar escala em seus negócios. A quebra de paradigma anda de mãos dadas em seu caminho, exigindo resiliência e persistência em cada inovação. Networking é um dos fatores críticos para o sucesso em sua jornada. Será sempre necessário estar no lugar certo com pessoas que valorizam inovações dentro do mercado.
    10. O Malabarista de Projetos: É aquele capaz de gerenciar vários projetos e tarefas ao mesmo tempo, equilibrando todas as suas responsabilidades com eficiência. Um famoso workaholic no setor imobiliário, uma grande máquina de gestão. Costuma ser de extrema confiança, dando conta de tudo e todos. Seu principal desafio é manter a saúde, família e sanidade. Nada que uma boa surtada de vez em quando não resolva.
    11. O Poliana: Este empreendedor está sempre procurando pelo lado positivo das coisas e acredita que, mesmo que um negócio não tenha dado certo, ainda haverá chance de acontecer em algum momento no futuro. Essa mentalidade pode levar a uma relutância em reconhecer fracassos e a tomar medidas corretivas para melhorar as coisas. Sua virada de chave está se permitir entender o “porquê” das coisas, compreendendo as causas dos efeitos, entre os erros e acertos. Isso permitirá calibrar sua estratégia, potencializando o que deu certo e mitigando o que deu errado para seus novos negócios.
    12. O Ciclista: Está sempre lançando um novo negócio, ainda que seus empreendimentos não estejam performando bem. Nunca sabe ao certo qual negócio deu lucro (ou se deu lucro) ou prejuízo. Está sempre na mídia e revistas como um grande empreendedor. Normalmente não faz estudos e empreende conforme o efeito manda. É uma verdadeira bomba relógio e quando menos se espera, faz pedido de recuperação judicial e não entrega o que começou. Isso pode levar a perdas financeiras significativas e atrasos (e não entrega) de projetos.
    13. Sr. Lunga: Está sempre procurando culpar outras pessoas ou fatores externos por seus fracassos. Ele não está disposto a assumir a responsabilidade por seus erros ou a reconhecer suas limitações, e pode empurrar com a barriga seus fracassos, em vez de tomar medidas corretivas. De difícil convivência, normalmente demora muito (ou morre sem saber) para entender que pode melhorar.

Sua virada de chave está em compreender o mercado de forma aprofundada, aceitando que a necessidade de adaptações frente as mudanças do mercado, são as únicas verdades que encontramos.

Vale ressaltar que é possível ter mais de 1 arquétipo. É importante a autoanálise para entender como potencializar as virtudes do seu arquétipo, assim como desenvolver as habilidades necessárias para gerar riqueza no mercado imobiliário tão competitivo, como vemos atualmente.

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