O apagãoO Jovem Cristiano
Como ele mesmo denomina: “apagão”. Foi o tempo em que passou disperso, dos 13 aos 19 anos de idade, após a 1° grande perda de sua vida - seu pai, e receber o diagnóstico de que ficaria cego, tendo que interromper o sonho de ser piloto de avião. Foi quando conheceu Paula, esposa e parceira de vida, que o incentivou a colocar em prática a facilidade que possuía de aprender qualquer coisa. Assim o fez e seguiu com sua primeira graduação, Contabilidade, porque queria entender o mecanismo de funcionamento de uma empresa.
A especializaçãoUma falência esmagadora
Começou a trabalhar em uma construtora, tornou-se diretor, mas nunca parava de se questionar sobre o mecanismo de funcionamento do mercado imobiliário, assim como a mente inquieta pedia. Empreendeu no Mercado Imobiliário e a experiência não saiu como o esperado. Nesse momento, decidiu que aprenderia o que fosse preciso para se recompor. Com uma vivência maior, começou a fazer diversas viabilidades financeiras, ou seja - como ele diz: “parte do quebra-cabeça”; só que faltava o restante das peças e viu que precisava ir além. Ele coordenava vários projetos, mas não era especialista e o fato de não entender a lógica da Inteligência de Mercado o incomodava. Cheio de dívidas e quebrado, do negócio que não saiu como planejado, decidiu buscar conhecimento para completar o quebra-cabeça; assim foi fazer a especialização.
Os 2 selosCom 32 anos, decidiu mudar
Sem dinheiro e com uma dívida grande, usou o que sobrou do crédito e investiu nos melhores cursos para entender o Mecanismo de Funcionamento do Mercado Imobiliário. Na época, eram extremamente caros, mas ele não tinha mais tempo a perder. Investiu tudo o que podia e se tornou referência em aprendizado e absorção de conhecimento em todos eles. Enquanto fazia, decidiu que precisava do que ele intitulou de “selos”; eram eles: O selo da FGV (as certificações) e o selo da experiência (atuar em alguma empresa). Determinado, aos 32 anos, depois de coordenar e dirigir equipes, empreender um negócio imobiliário e concluir as especializações, pediu para ser estagiário de uma grande empresa, e assim o fez. Finalmente, o caminho estava sendo pavimentado de forma consistente para conclusão da montagem do bendito quebra-cabeça.
As empresasA mente inquieta, inovou
Por algum tempo, seguiu sozinho fazendo análises de viabilidade de mercado, inicialmente para todos os segmentos (varejo, agronegócio, serviços e outros). Contudo, devido à grande demanda do setor imobiliário, decidiu focar e se especializar cada vez mais nele.
Os anos de consultoria e expertise em Inteligência de Mercado e Viabilidade Econômico e Financeira renderam ao Cristiano a musculatura necessária para fundar as empresas integrantes do Grupo Prospecta, especializadas em Análise de Viabilidade para o segmento de Real State: Prospecta Inteligência e Prospecta Treinamentos.
Hoje, mais de 15 anos após seu início, e tendo estruturado conceitos e metodologias com resultados de forma palpável, ele e suas empresas são os principais nomes em referências no setor imobiliário - tanto no segmento de Inteligência de Mercado quanto em Treinamentos.
Empresas e empreendedores de todo o Brasil obtém sucesso aplicando as metodologias criadas, testadas e validadas pelo Grupo Prospecta em milhares de empreendimentos de sucesso.
O mestreE por falar em Treinamentos...
Viu que tinha jeito para dar aula, criou sua própria empresa de Treinamentos e trouxe todos os cursos do Sudeste para o Nordeste para oferecer as pessoas aquilo que ele não teve - principalmente a um custo menor do que ele tinha investido.
Ele percebeu que os conteúdos eram inacessíveis e o valor para cursos em outros estados não eram viáveis ao empreendedor de base imobiliária que, por vezes, não gerava riqueza em seus projetos por não saber ‘o que’ e ‘como’ fazer de forma eficaz.
Isso o motivou a criar métodos e ferramentas que servissem de recurso aos empreendedores, pelos quais recebeu notoriedade ao ponto de se tornar um dos especialistas em viabilidade imobiliária mais respeitados do país.
Hoje somam mais de 5000 alunos, sem contar os que fazem parte dos MBAs na qual é professor (FGV- Fundação Getúlio Vargas e IBMEC – SP), que aprenderam a entender o GONOGO (ir ou não ir) de seus projetos imobiliários e a lógica da Inteligência de Mercado.