Artigo
ANATOMIA DE UMA INCORPORAÇÃO
Incorporação imobiliária é um processo complexo que envolve diversas etapas e profissionais para que um empreendimento imobiliário possa ser construído e comercializado.
A seguir, descrevo de maneira simplificada as principais etapas envolvidas na anatomia de uma incorporação imobiliária:
- Identificação da oportunidade:
Parte da seleção estratégica de regiões que apresentem atratividade econômica e força de consumo para novos negócios, tendo como base o business de cada empreendedor. A construção de indicadores que possibilitam ranquear cidades atrativas, funcionam muito bem. O empreendedor já começa direcionando energia somente nas regiões com maior atratividade. - Seleção de Terrenos:
Após identificar as regiões mais atrativas, o próximo passo é adquirir o terreno onde será construído o empreendimento imobiliário. Entender as regiões com maior potencial de negócio, permite ajustar o radar para captação de terrenos em lugares com maior potencial de mercado. - Vocação Mercadológica:
Com os terrenos sendo captados, chegou a hora de compreender a vocação imobiliária através do potencial de mercado para cada oportunidade. O objetivo será entender qual terreno possui o nicho (demanda reprimida) com maior força de consumo e absorção mercadológica. - Vocação Técnica:
Ainda na esteira de escolha dos terrenos, buscaremos entender o potencial construtivo ou loteável de cada área, através do estudo de massa feito pelos escritórios de arquitetura. O objetivo será entender o que pode ser feito pelo lado da volumetria alinhada com as restrições urbanísticas da região. - Viabilidade Estática:
Depois de obter as informações quanto a vocação imobiliária do terreno, tendo como base o Match entre a Vocação de mercado (Potencial de mercado) e vocação técnica do terreno (o que pode ser construído), entramos na parte da análise de viabilidade preliminar, conhecida como “conta de padeiro”. Entendemos se o que pode ser feito/absorvido, gera margens de lucratividades atrativas. - Análise da Oferta:
Nesta fase, conseguiremos entender o perfil da concorrência. Buscaremos entender o que está sendo ofertado e, sobretudo, o que não está sendo feito mas que a demanda deseja. O bom e velho: alinhamento de mercado. Conseguiremos visualizar Gaps e oferta de produtos inovadores, mesmo em cenários de mercado sangrento. - Validação de Mercado:
Nesta fase, somente chegam os terrenos/oportunidades com grande atratividade. É hora de aprofundar os estudos quanto à compreensão do comportamento de compra pelo lado da demanda, entendendo variáveis como: percepção de valor, desejos, capacidade de compra, intenção de compra, tempo de compra. Conseguiremos validar qual produto terá maior tração de mercado (quantidade, preço, tabela de venda, atributos etc). - Validação da Viabilidade Financeira:
Agora conseguiremos realizar projeções de fluxo de caixa, a fim de entender o comportamento do negócio no tempo. A boa e velha Viabilidade Dinâmica. Teremos como saída o melhor modelo de entrada, tanto para incorporação do terreno, quanto para uma boa engenharia financeira. Entendemos o melhor modelo de alavancagem do projeto por meio de uma eficiente captação de funding. - Aquisição do terreno:
De posse de todas as análises feitas, conseguiremos entender o melhor modelo de aquisição/incorporação do terreno (permuta, participação financeira, compra etc.). O objetivo é aumentar o lucro já na incorporação da área junto ao negócio. - Projeto arquitetônico:
Com base na definição do produto e atributos do negócio validados pelo mercado e análises financeiras, chegou a hora de dar força ao artista, o arquiteto. Momento onde é concebido o projeto definitivo que vai passar por todo processo de aprovação legal. - Registro da incorporação:
Para que o empreendimento possa ser comercializado, é necessário registrar a incorporação no Cartório de Registro de Imóveis. Esse registro estabelece as regras e obrigações para os compradores das unidades. - Estratégia comercial e Marketing:
Neste momento, com base em todas as análises feitas, define-se a melhor estratégia de lançamento e comunicação do projeto. O objetivo será potencializar a comunicação utilizando gatilhos que eletrificam (identificados nas fases anteriores) o público-alvo para que o empreendimento possa ser comercializado da forma mais eficiente possível. Será preciso medir a temperatura do mercado quanto a intenção de compra e validação de preço atualizado para posicionamento de preço e definição da quantidade de oferta que esteja alinhado ao desejo atual de absorção. Isso poderá ser feito mediante cadastros qualificados no processo de meeting ou novos testes de mercado. - Construção do Empreendimento:
Com o projeto aprovado e a incorporação registrada, inicia-se a construção do empreendimento imobiliário. Essa etapa envolve diversas atividades, como a contratação de mão de obra, a aquisição de materiais de construção e o acompanhamento da execução da obra. - Entrega das Chaves:
Após a conclusão das vendas e a obtenção do Habite-se, que é a autorização para que o empreendimento possa ser habitado, é realizada a entrega das chaves aos compradores das unidades. - Fidelização:
O momento de pós-venda será precioso para entender o que deu certo e o que deu errado. Por que vendemos e quais dificuldades no processo de venda. Metodologias como Win-Loss e NPS serão cruciais para ajustar o processo e garantir a fidelização dos clientes. O objetivo aqui será transformar clientes em fãs. - Lições Aprendidas:
Esse é o momento de registrar tudo que deu certo/errado. Isso permitirá calibrar a estratégia de novos negócios na mesma região.
Espero que tenha te ajudado!
Nos vemos em breve.