Viabilidade Estática X Viabilidade Dinâmica: Quem decide o Go No Go de um projeto no segmento imobiliário?

Os empreendedores geralmente me perguntam sobre quem define realmente a viabilidade de um projeto, se é a análise estática ou a dinâmica. Mas um fator importante a ser considerado é em que fase do projeto estamos.

A primeira análise que deve ser realizada ao se receber uma proposta de parceria ou ter a intenção de estruturar um loteamento, é a estática, ou seja, ver se a “conta de padaria” fecha. Basicamente neste momento, o empreendedor avalia se o terreno está dentro da sua margem de incorporação respeitando as suas premissas de alocação de recursos, quando levantadas as informações mínimas do mercado.

Depois dessa primeira etapa, os estudos sobre a região devem ser aprofundados de modo que os resultados possam lhe permitir entender para que tipo de público construir, a que preço vender e em quanto tempo. Esse output mercadológico servirá de input no fluxo de caixa, pois todo o movimento e operacionalização do empreendimento poderá ser simulado numa análise dinâmica capaz de apresentar o nível de risco de exposição do projeto, volume de capital de giro necessário, velocidade da curva de obra, tempo de retorno do investimento.

Assim as duas análises são pertinentes e importantes, mas a viabilidade estática irá lhe subsidiar apenas na escolha do terreno, no entanto, para definir o Go No Go em um negocia, a viabilidade dinâmica é quem realmente deverá ser considerada. E um fator crítico de sucesso nesta situação é a utilização de informações consistentes e que realmente reflitam a dinâmica local de onde se pretende empreender.

Vamos fazer a tarefa de casa com maestria: empreenda, pesquise e simule sua viabilidade dinâmica, isto certamente permitirá que você alcance os resultados esperados do seu loteamento!

E aproveitando…

Você é um empreendedor imobiliário e quer aprender a lançar loteamentos de sucesso?

Se sim, o meu Curso Online em Análise de Viabilidade para Estruturação de Loteamentos foi feito pra você! Mas não perca tempo, as inscrições para essa turma encerram dia 07/08. Abaixo deixo o link para mais informações.

Curso Online em Análise de Viabilidade para Estruturação de Loteamentos:  ACESSE AQUI!

Forte Abraço.

 

 

2018-08-04T19:53:25+00:00